Conheça

Pronampe para lojas de materiais de construção

O Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) é uma grande esperança para Lojas de Materiais de Construção e já começou a ser operado pela Caixa Econômica Federal (CEF

A Caixa anunciou o início das operações do Pronampe em 16 de junho. Ele foi aprovado pelo governo para tentar destravar o crédito para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) brasileiras, que não estão conseguindo se financiar no sistema bancário na crise da Covid-19. Por isso, oferece garantias da União para as primeiras perdas dos bancos que aderirem ao Pronampe, além de condições diferenciadas para os pequenos negócios. O financiamento oferece oito meses de carência e mais 28 meses de prazo de pagamento, além de uma taxa de juros de no máximo 4,25% (a Selic acrescida de 1,25%). Porém, limita esse crédito a 30% do faturamento anual das MPEs. Por isso, só será liberado mediante a apresentação de uma declaração da Receita Federal que atesta o faturamento da pequena empresa em 2019 e começou a ser enviada pelo Fisco na semana passada.

Como usar

As micro e pequenas empresas brasileiras devem procurar o banco para se financiar por meio desse programa. A ideia é que os pedidos de crédito sejam apresentados preferencialmente de maneira virtual, para evitar a ida desnecessária dos empresários às agências bancárias neste momento de pandemia.

O atendimento do Pronampe já está disponível no site da Caixa (caixa.gov.br/pronampe) e em breve também poderá ser feito por um aplicativo. No site estão todos os detalhes.

Além disso, o banco analisa a possibilidade de fazer uma parceria com as maquininhas de cartão para fazer com que esse crédito chegue mais rápido aos pequenos empresários, como já vem sendo feito no pagamento do auxílio emergencial.

Vale lembrar também que, por enquanto, os pedidos de financiamentos devem ser apresentados à Caixa até 19/08 - prazo que pode ser prorrogado por mais três meses, mas que depende de uma decisão do governo federal.